quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ansiedade do bem... Ansiedade do mal... Qual é a minha???

Ansiedade é um assunto que interessa a todos, existe alguém que não a sinta de alguma forma? Não.
O que vem a ser ansiedade?
Respostas de pessoas comuns:
- Eu sei que estou ansioso quando estou tremendo a perna.
- Eu fico com a boca seca, meu coração dispara.
- Eu tento dormir, me mexo prum lado e pro outro.
- Eu fico rangendo os dentes quando durmo, tenho bruxismo.
- Eu não paro de pensar nas coisas que tenho para fazer, isto me deixa agitada.

Ansiedade: um estado emocional de alerta, prepara o indivíduo (físico e mental) para uma situação de risco, de perigo iminente, podendo ser um risco a integridade física ou moral. É uma característica da auto-preservação. Hormônios são liberados para preparar o organismo para enfrentar situações potencialmente danosas.
Ser boa ou ruim(patológica) está ligada a frequência, intensidade e contexto em que ela se apresenta na vida do indivíduo.  

Ansiedade do bem
Ansiedade do mal
Diante de um cachorro feroz, o coração dispara, minhas mãos ficam suadas e eu corro. Intensidade elevada de ansiedade, leva a fuga de uma situação de risco.
Diante de um poodle (abanando o rabo, bem feliz), coração dispara, começa a gritar, falta ar, o rosto fica quente e vermelho. Intensidade elevada, levando a fuga de uma situação sem risco.


Carro estragou, musculatura fica tensa, dor de cabeça, falta de ar, ansiedade moderada leva a uma preocupação com a resolução deste problema.
O carro está bom, mas a viagem é longa, tem dificuldade para dormir antes da viagem (dias ou semanas antes), tem bruxismo, rói unhas, sensação de contração do tórax com extremo desconforto, ansiedade moderada leva a uma preocupação com algo que nem aconteceu e com grandes chances de não acontecer.
Nas situações pareadas acima o desgaste emocional é o mesmo, a diferença é que existem motivos reais na ansiedade do bem.



Nas próximas postagens trarei patologias relacionadas a ansiedade, mais comuns que se pensa!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário