quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alunos, filhos com dificuldades...busque ajuda!!!

Avaliação Neuropsicológica em crianças em idade pré-escolar

Muitas pessoas não sabem, mas existem testes científicos que verificam a maturidade mental de uma criança a partir dos 3 anos e 6 meses de idade. Eles são instrumentos muito importantes, pois podem indicar uma imaturidade que justifique as dificuldades que a criança esta demonstrando em seu desenvolvimento. Geralmente, os pais e professores percebem através da comunicação da criança que algo não está ocorrendo bem. Crianças que não formam frases adequadamente, que repetem muito as mesmas palavras, que evitam falar e usam comunicação alternativa através de gestos, tem um vocabulário limitado. Também podemos perceber através de comportamentos, como agressividade, impulsividade, dificuldades motoras, dificuldade em se relacionar com crianças da mesma idade etc. Em geral, crianças que tem alguns aspectos diferentes dos esperados para a idade dela, e que se difere então da maioria das crianças da mesma idade.

Enfatizo que estas alterações podem ser por razões neurológicas, bem como por fatores psicológicos, de qualquer modo, a avaliação neuropsicológica vai descartar a hipótese de comprometimento cognitivo ou confirmar, assim podendo imediatamente buscar a melhor forma de ajudar a criança a se desenvolver com os tratamentos adequados.

Avaliação Neuropsicológica em crianças em idade escolar

Para estas crianças temos testes mais completo que verificam funções cognitivas separadamente, ou seja, é possível indicar que apenas uma função está defasada (comprometida), ou perceber como todas as funções avaliadas estão comprometidas indicando então uma defasagem cognitiva global. Os mesmos motivos citados acima servem para os pais e professores observarem nestas crianças e buscarem avaliação neuropsicológica.

Um exemplo: a criança está tendo um desempenho escolar muito abaixo, e está se encaminhando para uma reprovação. É feito então uma avaliação neuropsicológica onde as funções memória, atenção, funções executivas, raciocínio, percepção visual, visuocontrução, linguagem e humor serão avaliados para buscar alterações que justifiquem esta dificuldade. Podemos encontrar então uma defasagem global, ou então uma defasagem apenas na atenção. Caso ocorra de encontrar defasagem na atenção consideramos um déficit de atenção e o encaminhamento é feito para que a criança possa ter o melhor tratamento possível e consiga melhorar seu desempenho.

Dúvidas, Pergunte!

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