quarta-feira, 20 de abril de 2011

Psicoterapias...

Enquanto Psicologia, entende-se como estudo da vida, do psicológico, psicoterapia é traduzida como:
Psykhé e Therapéia palavras gregas que significam:
Psykhé: vida, alma, sopro da vida...
Therapéia: cuidado, tratamento...
Dos vários significados que essas palavras têm esses são os melhores para traduzir a Psicoterapia, que é então o cuidado pela vida.


Uma característica do ser humano que devemos conhecer é a subjetividade, o material fundamental, o qual o terapeuta irá trabalhar. É o que torna o ser único, com pensamentos individuais sobre as coisas, interpretação única baseada em suas tendências genéticas combinadas com suas vivências ao longo da vida.



Para que serve as Psicoterapias?
 Psicoterapias são métodos utilizados por pessoas treinadas, (psicólogos, psiquiatras) que utilizam meios psicológicos para resolver problemas de natureza emocional como remover ou modificar sintomas existentes, retardar seu aparecimento, corrigir padrões disfuncionais de relações interpessoais, promover o crescimento e o desenvolvimento da personalidade.

Na literatura são mencionados mais de 400 tipos diferentes de psicoterapia. Mas os de uso mais comum são:
  
Psicoterapia de Orientação Analítica;          
Psicoterapia. Breve Dinâmica;
Psicoterapia Interpessoal;
Psicoterapia de Apoio;
Psicoterapia de Apoio de curta duração;
Psicoterapia de Apoio de longa duração;
Terapia Comportamental;
Terapia Cognitiva;
Psicanálise;
Terapia Familiar e de Casal;
Psicoterapia em Grupo.


Terapia Cognitiva
Teoria: A premissa básica é a maneira como as pessoas interpretam suas experiências determina como elas sentem e se comportam.
Técnica: Utiliza uma série de intervenções destinadas a identificar e corrigir emoções, cognições distorcidas, crenças subjacentes, pensamentos automáticos, “esquemas” disfuncionais que determinam o estilo desadaptativo das relações interpessoais disfuncionais.
Trabalhamos em outro momentos, mais detalhes.

Psicoterapia Familiar e de Casal
Teoria e técnica: A família é o foco para compreender o surgimento e a manutenção da psicopatologia.
A terapia de família baseia-se na teoria geral dos sistemas de comunicação, dos pequenos grupos, na teoria psicodinâmica e comportamental entre outras. A terapia de casal baseia-se na teoria dos contratos conjugais e terapias de família.
O objetivo é melhorar a comunicação entre membros, desenvolver autonomia e a individualização dos diferentes indivíduos, descentralizar e tornar mais flexível os padrões de liderança e de tomada de decisões e reduzir os conflitos interpessoais, os sintomas, além de melhorar o desempenho individual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário